qua. out 16th, 2024

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a expansão do Programa Celular Seguro com a implantação do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. O objetivo é oferecer mais segurança aos cidadãos brasileiros, reforçando a proteção contra roubos e furtos de aparelhos.

Esse novo protocolo será elaborado nos próximos dias por um grupo de trabalho instalado nesta quinta-feira. O grupo será formado por representantes dos governos federal e estaduais, que irão colaborar para criar uma política nacional eficaz. Experiências bem-sucedidas do governo do Piauí em ações de recuperação de aparelhos roubados serão aproveitadas como base para o novo protocolo.

O protocolo de recuperação de celulares é uma medida inteligente e simples, mas extremamente eficaz. Transformar essa experiência em uma política nacional é um passo importante para fortalecer a segurança dos cidadãos, já que hoje, o celular é um meio de comunicação essencial.

O Programa Celular Seguro funciona por meio de um aplicativo que utiliza tecnologia para comunicar crimes e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios de contas e aplicativos de instituições financeiras, além do próprio chip do aparelho. Isso dificulta a ação de golpistas que roubam celulares em busca de acesso ao PIX e outras funções de crédito.

Para registrar o aparelho no Programa Celular Seguro, é necessário estar cadastrado no gov.br. Depois, basta baixar o aplicativo e seguir os passos indicados para garantir a segurança do seu dispositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *