qua. out 16th, 2024

O Programa Brasil Sorridente recebeu, este ano, mais de R$ 150 milhões, representando um aumento de 84,7% em relação ao repasse de 2022. Incorporada à Lei Orgânica de Saúde no ano passado, a Política Nacional de Saúde Bucal ampliou seu investimento, resultando em mais equipes credenciadas e novos Centros de Especialidades Odontológicas implementados e modernizados.

Atualmente, o programa conta com aproximadamente 31 mil equipes de saúde bucal espalhadas pelo país. Entre os estados que receberam mais recursos estão Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Ceará e Maranhão. Criado há 20 anos, o Brasil Sorridente garante serviços de saúde bucal gratuitos pelo SUS para a população mais vulnerável e em regiões remotas, oferecendo atendimento preventivo, tratamento especializado e recuperação dentária.

Swedenberger Barbosa, secretária-executivo do Ministério da Saúde, destacou os números deste ano, enfatizando o impacto positivo do programa: “O Brasil Sorridente conta hoje com 31.775 equipes de saúde bucal financiadas em 5.096 municípios do país e 1.197 Centros de Especialidades Odontológicas distribuídos em 963 municípios. Em 2023, tivemos um aumento expressivo dos valores de custeio e investimento, totalizando R$ 136,87 milhões em recursos repassados diretamente aos gestores locais, representando um aumento de 126% em relação a 2022. Foram entregues mais de 83 mil próteses dentárias por meio de laboratórios regionais presentes em 3.287 municípios e hoje contamos com 4008 laboratórios regionais de próteses dentárias em 3963 municípios. Tivemos também o incremento de 7.708 novas equipes de saúde bucal credenciadas, contribuindo significativamente para a cobertura da saúde bucal na atenção primária à saúde no país.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *