qua. out 16th, 2024

A Controladoria-Geral da União (CGU) implementou um comitê extraordinário para garantir a correta aplicação dos recursos federais destinados ao Rio Grande do Sul, afetado por enchentes. Este comitê foi responsável por fiscalizar o uso do dinheiro público, simplificar protocolos, orientar municípios e ministérios, além de monitorar e divulgar as ações relacionadas.

O comitê realizou visitas aos municípios mais impactados, oferecendo suporte aos gestores públicos na utilização dos recursos em situações de calamidade. A estratégia envolveu a busca ativa por municípios com menor capacidade operacional, em colaboração com a Defesa Civil Nacional, para identificar as principais dificuldades e proporcionar o apoio necessário de maneira rápida e eficaz.

As informações sobre a execução orçamentária e o uso dos R$ 1,3 bilhão destinados ao auxílio-reconstrução para mais de 250 mil moradores estão disponíveis no Portal da Transparência. Embora o comitê extraordinário tenha encerrado suas atividades, a CGU continuará monitorando os recursos emergenciais enviados ao estado, com auditorias programadas para verificar se esses recursos foram efetivamente aplicados para beneficiar aqueles que mais precisam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *