qua. out 16th, 2024

O segundo trimestre de 2024 trouxe boas notícias para quem estava em busca de emprego. A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,9% em abril, maio e junho, o menor índice desde 2014. Esse número representa uma queda de 1 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre de 2024 e de 1,1 ponto percentual quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Maria Luísa, de 24 anos, é um exemplo de quem se beneficiou dessa melhora. Com uma filha para criar, ela trocou de emprego em busca de melhores benefícios. “No começo de junho, eu estava buscando porque a gente sempre tem que buscar a melhoria, né? E a questão dos benefícios também, que a empresa onde estou hoje garante para mim. É bem melhor para mim e para minha família também,” disse Maria.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) também registrou um recorde no número de pessoas ocupadas, que chegou a 101,8 milhões. Houve crescimento no comércio, nos serviços de tecnologia da informação e comunicação, na educação básica no setor público e nos serviços prestados às famílias.

Outros recordes incluem o número de pessoas com carteira assinada na iniciativa privada, alcançando 38,3 milhões, e o número de trabalhadores sem carteira assinada, somando quase 13,8 milhões. O rendimento médio do trabalhador também cresceu, atingindo R$ 3.214.

“A gente sabe que esse crescimento está associado à melhora da atividade econômica. Se isso se confirmar no segundo semestre, muitas dessas pessoas terão seus postos de trabalho transformados em empregos de longa duração,” afirmou um analista do mercado de trabalho.

O resultado positivo reflete os anúncios de investimento feitos no final do ano passado e no início deste ano, que estão gerando novas oportunidades de emprego. Em uma rede social, o presidente Lula destacou que o trabalho continua a gerar resultados e mais empregos para os brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *