qua. out 16th, 2024

O governo federal lançou um sistema inovador que emite avisos sonoros sobre riscos de desastres naturais diretamente para celulares, interrompendo qualquer conteúdo na tela do usuário, mesmo em modo silencioso. Esse projeto piloto, denominado Defesa Civil Alerta, foi desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em parceria com a Anatel e as principais operadoras de telefonia móvel do país.

O lançamento foi marcado pela presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdeci Gois, do ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e de representantes da Anatel e do Ministério das Comunicações.

Inicialmente, o sistema será testado em 11 municípios brasileiros, incluindo Rocas Sales e Muçum, no Rio Grande do Sul; Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina; Morretes e União da Vitória, no Paraná; São Sebastião, em São Paulo; Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo; Indianópolis, em Minas Gerais; e as cidades de Petrópolis e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Essas localidades foram escolhidas por serem áreas com maior incidência de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo.

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para emitir dois tipos de alertas: “Extremo”, com um som semelhante a uma sirene, e “Severo”, que emite um bip similar ao de um SMS. Esses avisos serão recebidos em celulares com tecnologia de Cell Broadcast e cobertura 4G ou 5G, principalmente em aparelhos lançados a partir de 2020. O serviço é gratuito para os usuários, e qualquer tentativa de cobrança deve ser tratada como golpe.

Além da tecnologia de alerta, o projeto inclui treinamento, capacitação e uma mudança de comportamento das pessoas em áreas de risco. A ideia é preparar melhor as cidades e seus moradores para situações de emergência, com sinalizações adequadas e locais seguros para evacuação.

Junto com o lançamento do sistema, foi iniciada mais uma edição da campanha #AprenderParaPrevenir, promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Com o tema “Consciência de Riscos: Saber o que Transforma”, a campanha visa incentivar ações de prevenção e redução dos riscos de desastres, reforçando a importância da preparação e da conscientização para salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *