qua. out 16th, 2024

Foram mais de 200 encontros preparatórios entre dezembro de 2023 e maio deste ano em todo o país até chegar à quinta Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, um espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência no país e seu rumo nos próximos anos. A conferência contou com 221 eventos realizados em todo o Brasil, incluindo 14 conferências municipais, 27 estaduais e do Distrito Federal, 29 reuniões temáticas e 157 conferências livres, totalizando a participação de quase 100 mil pessoas.

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”, a conferência discutiu políticas públicas estratégicas para o Brasil nos próximos 10 anos. A inteligência artificial (IA) foi um dos temas em destaque, e a proposta do Plano Brasileiro de IA foi apresentada ao presidente Lula durante a cerimônia de abertura da conferência. Elaborado a pedido do presidente no início do ano, o plano foi aprovado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e aborda diretrizes para pesquisa e desenvolvimento, além de regulamentação de práticas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos.

Com um orçamento de R$ 23 bilhões, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial define 31 metas em diferentes áreas, com impacto a curto prazo voltadas para resolver demandas urgentes na saúde, educação, meio ambiente, setor agrícola, indústria, comércio e serviços, desenvolvimento social e gestão do serviço público. O plano é considerado ousado e viável, com investimentos públicos comparáveis aos da Comunidade Europeia.

Entre os objetivos do plano estão equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada, incluindo um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, alimentado por energias renováveis, e ver a liderança global do Brasil em IA por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e ações estratégicas de colaboração internacional.

O presidente Lula destacou a importância de fazer o plano acontecer no Brasil e transformar o país em um modelo de referência em inteligência artificial, ganhando reconhecimento internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *